ITABUNA

ITABUNA

domingo, 18 de agosto de 2013

Policiais Militares: Número cada vez mais crescente de suicídio na Bahia

O policial Ivanildo Almeida Nery Júnior, 31 anos, que suicidou-se com um tiro na cabeça, no dia 14 último, no município de Feira de Santana, é o sétimo militar a se matar somente este ano na Bahia.
Durante todo o ano passado, nove PMs se mataram na Bahia. O dado é muito superior ao índice registrados pela corporação da PM, nos últimos 10 anos, que é de dois sucídios anualmente.
Para o coordenador-geral da Aspra, o vereador soldado Prisco, o alto índice é resultado das condições detrabalho enfrentados pelos militares da Bahia. “O índice de PMs que se afastam com depressão só tem aumentado no Estado da Bahia”, reclamou.Dados do Centro de Perícias Médicas Militares (CPMM), indicam que, entre 2008 e 2012, a PM catalogou 184 afastamentos definitivos e temporários, dos quais mais de 40% (77) estão relacionados com transtornos mentais e de comportamento.
Os casos de síndrome do pânico, tensão pós-trauma, transtornos compulsivos e depressão se multiplicam e são cada vez mais comuns. Pelo menos cinco policiais militares que tentaram suicídio estão atualmente em tratamento no Serviço de Valorização Profissional (Sevap), responsável pelos atendimentos psicológicos na PM.
o Sevap realizou, somente em 2012, 1,4 mil atendimentos — sendo 123 casos encaminhados para o setor de psicologia. Entre os psicólogos do órgão há um sentimento comum de que a demanda é grande demais para o tamanho da estrutura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário