ITABUNA

ITABUNA

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Comissão vai estruturar Portal Transparência de Ilhéus

Curso realizado pela CGU ofereceu capacitação aos servidores públicos para que atuem como agentes de mudança na implementação de uma cultura de acesso à informação



A Prefeitura de Ilhéus deflagrou a etapa final do processo de implantação do Portal Transparência Ilhéus, instrumento fundamental para consolidar a divulgação de informações e dados públicos para todos os cidadãos. Após a assinatura do Termo de Adesão e Compromisso ao Programa Brasil Transparente, técnicos da Controladoria Geral da União (CGU) ministraram um curso preparatório para cerca de 30 servidores municipais e, na segunda-feira, dia 12,  o prefeito Jabes Ribeiro designou uma comissão para formatar a estruturação do portal.

O grupo, coordenador pelo secretário de Planejamento, Joaquim Bastos, seguirá as orientações da CGU, por meio do programa Brasil Transparente, de acordo com as instruções repassadas durante o curso, realizado nos dias 30 e 31 de agosto, no auditório do Banco do Brasil, envolvendo servidores de diversas secretarias, sob a responsabilidade dos técnicos da controladoria na Bahia, Romualdo Anselmo dos Santos e Eduardo Leal.

A página da transparência municipal na internet vai possibilitar o acesso fácil a diversas informações sobre as contas públicas e aspectos administrativos. No portal, também será disponibilizado o Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), em atendimento à Lei 12.527, que entrou em vigor 16 de maio de 2012, como marco regulatório do dispositivo constitucional que visa proporcionar o acesso do cidadão às informações governamentais referentes ao uso dos recursos públicos.

Comissão - A comissão responsável pela estruturação do Portal Transparência Ilhéus é integrada pelos secretários municipais de Planejamento e de Comunicação, Joaquim Bastos e Paixão Barbosa, além de Isabella Gonzaga, pelo Gabinete do Prefeito, Carlos Mascarenhas, da Seplan,  Alexandre Simas, da Secretaria de Administração, e Valério de Magalhães, da Secom. A equipe conta também com a colaboração do professor e procurador da República, Israel Nunes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário