ITABUNA

ITABUNA

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Ilhéus: município solicita 60 profissionaisao Programa Mais Médicos

O município confirmou sua adesão ao Programa do Ministério da Saúde. Trinta e quatro unidades de saúde foram cadastradas com a solicitação de 60 profissionais para a zona urbana e para o interior.

A Prefeitura de Ilhéus, através daSecretaria de Saúde (Sesau) cadastrou a adesão do município ao Programa “Mais Médicos”, do Governo Federal, e solicitoua indicação de 60 profissionais para atuarem nas unidades de atenção básica. A secretária Ledívia Espinheira admitiu que os técnicos do órgãoencontraram dificuldades para o cadastro online no sistema do programa, como ocorreu com outros municípios, e que teve de ir a Brasília discutir o assunto com a Diretoria de Atenção Básica (DAB) e a Diretoria de Tecnologia da Informação do Ministério da Saúde.
Conforme informação da secretária Ledívia Espinheira, o cadastramento incluiu 34 unidades de saúde (posto e centros) das zonas urbana e rural. “Efetuamos o cadastramento no Programa Mais Médicos - que era uma cobrança permanente do prefeito Jabes Ribeiro, e agora vamos aguardar a análise do Ministério da Saúde para saber como nosso município será contemplado”, afirmou.
O Programa Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que prevê mais investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais. A iniciativa prevê também a expansão do número de vagas doscursos de medicina e de residência médica, além do aprimoramento da formação médica no Brasil.

A secretária municipal de Saúde explicou que a possibilidade de vinda de médicos para o município não substitui nenhuma das equipes que hoje atuam no Programa de Saúde da Família (PSF) e nos postos de saúde de modo geral. Ela lembrou que a gestão tem buscado o auxílio do Ministério da Saúde para garantir a rede de atenção básica e citou a adesão de Ilhéus ao Programa de Valorização da Atenção Básica (Provab). Dos nove médicos enviados para Ilhéus através do programa, seis continuam atuando na zona urbana. O restante decidiu retornar às cidades de origem.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário