ITABUNA

ITABUNA

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Laboratório de Solos da Ceplac recebe certificado de excelência pelo 9º ano consecutivo

“Essa certificação é o resultado do trabalho de qualidade, dedicação e profissionalismo desenvolvido por toda a equipe. Portanto, o mérito é de todos”. A Declaração é do gerente da Seção de Solos e Nutrição de Plantas da Ceplac, Robério Gama Pacheco, ao receber, pelo 9º ano consecutivo, o documento de certificação de Excelência do Programa de Análise de Qualidade de Laboratórios de Fertilidade (PAQLF 2013), coordenado pela Embrapa Solos, no Rio de Janeiro.

De acordo com o coordenador do Programa PAQLF 2013, Marcelo Saldanha, a certificação “é o reconhecimento de um ano de trabalho competente e responsável e de alto nível analítico alcançado durante o último exercício interlaboratorial no País”.

O Laboratório de Solos da Ceplac iniciou suas atividades em 1963, com a criação do Centro de Pesquisas do Cacau (Cepec) e trabalha no apoio a pesquisa e assistência técnica à cultura do cacau e a outros cultivos de interesse econômico regional, além de auxiliar diretamente na recomendação de adubos com base em resultados analíticos do solo.


Acesso
A técnica em laboratório da Ceplac, Isabel Fontes Lima Brandão, encarregada do Laboratório de Análise de Solos, informa aos produtores interessados em realizar as análises de solo, que após a coleta, as amostras deverão ser entregues nos escritórios locais da Ceplac do seu município. Para conferir o resultado da análise, o produtor pode acessar o site da Ceplac na internet solos.ceplac.gov.br/SolosWeb/Default.aspx informando a unidade operativa (escritório local) e o número de solicitação.


O pesquisador Robério Pacheco chama a atenção dos produtores para o fato de que a coleta da amostra de solo bem executada é o primeiro passo para um resultado positivo na avaliação dos solos para fins de correção e adubação. Observa ainda que “nenhum laboratório pode corrigir, tampouco minimizar erros de amostragem de solo”.

Essas informações podem ser consultadas no manual técnico intitulado: Recomendações de Correção e Adubação do cacaueiro no Sul da Bahia, o qual contém informações técnicas para orientar extensionistas e produtoreswww.ceplac.gov.br/paginas/publicacoes


Nenhum comentário:

Postar um comentário