ITABUNA

ITABUNA

terça-feira, 16 de julho de 2013

SIMPI retoma negociação com Governo e discute pontos relevantes para categoria



Foi realizada na tarde de ontem (15/07), no Gabinete da Secretaria da Educação de Itabuna, mais uma rodada de negociação entre o SIMPI, sindicato dos Professores e Governo para continuidade das discussões acerca da pauta de reivindicações, bem como formalização do Acordo Coletivo de Trabalho 2013/2014. 

Participaram da audiência a Diretoria Executiva e Jurídica do Sindicato, junto com os Representantes da Base, a Secretária da Educação, Dinalva Melo e o Diretor do Departamento de Recursos Humanos, Jean Baraúna.

Dentre os principais assuntos discutidos na negociação, estavam a Saúde do Professor e a possível retirada do auxílio de Atividade Complementar (AC). A Dirigente do SIMPI, Alba Rosário, defendeu a necessidade de um programa de Saúde Profissional à categoria bem como a presença de um Médico especializado em questões laborais, pois muitos professores estão ficando doentes por questões físicas e psicológicas e há sempre um desencontro de posicionamentos entre os peritos do INSS e o médico do trabalho da prefeitura. “O índice de pedido de afastamento por motivo de doença continuará alto se a Prefeitura não cuidar da saúde do professor. Não é fácil administrar uma sala de aula durante dois turnos. Precisamos de um trabalho voltado à saúde ocupacional em caráter de urgência”, declara a sindicalista. O Diretor dos Recursos Humanos, Jean Baraúna, alegou que a administração já tem pensado em algo nesse sentido, de modo que contemple todos os servidores municipais e não só os da educação.

Outro ponto bastante discutido foi referente ao Adicional por Atividade Complementar (AC), um auxílio, que atualmente contempla cerca de 900 profissionais, devido legalmente apenas aos Professores que atuam na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, de acordo Art. 33 do Plano de Carreira.

Desde a semana passada a categoria se demonstrou inquieta com as informações divulgadas pela Secretaria no Portal Iris (Portal administrativo do professor Municipal), pois a informação dizia que os profissionais que não se enquadrassem no Artigo 33 do Plano de Carreira não fariam jus a gratificação.

O SIMPI, ao tomar ciência, buscou manter contato com o Governo e levou a insatisfação da categoria à mesa de negociação explicando que este é um benefício já incorporado no salário de dezenas de professores e que existem inclusive profissionais afastados por necessidades médicas que dependem dessa bonificação. “Além destes profissionais, existem os professores do CPA III e do CAD – Ciclo da Adolescência – que mudaram de setor para atenderem a uma demanda municipal e agora podem sair no prejuízo”, intervém Carminha Oliveira, Vice-presidente do SIMPI. Sugerindo ainda que a Secretaria não tomasse nenhuma medida que causasse prejuízos econômicos à categoria, sem antes realizar uma reunião com os segmentos.

Ouvidas as reivindicações, a Secretaria disse que os Coordenadores nunca estiveram sujeitos a prejuízo, pois os mesmos não possuem AC incorporados a seus salários, mas sim, uma gratificação devida a função. Quanto aos profissionais que portarem laudo médico estarão respaldados, uma vez que adquiriram a doença pelo exercício da função do magistério. Nessa esteira, fundamentou Dinalva Melo que, à priori, os Diretores e Vices, além dos professores lotados na Secretaria sem o laudo terão o adicional retirado. 

Quanto aos Profissionais do CAD, se comprometeu em realizar uma reunião para discutir com este segmento uma solução para o impasse, antes de tomar qualquer decisão acerca da retirada.

No tocante ao calendário, o mesmo já fora enviado às escolas, todavia, o SIMPI entrará em contato novamente com o Departamento de Educação Básica para rever se existem outras possibilidades de aproveitamento de dias letivos, além dos cinco sábados já conquistados para 2013. Como as reivindicações ligadas à Secretaria da Educação estão praticamente formalizadas, faltam agora novas audiências com as Secretarias da Administração, Saúde e com o próprio Prefeito para tratar de outros aspectos profissionais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário